quarta-feira, 30 de novembro de 2016

IMPRESSÕES DO SÉTIMO ENCONTRO

Na terça feira, dia 22 de novembro aconteceu o encontro sobre bicos, chupetas e outros desafios.

A fonoaudióloga Liana Marize expôs um pouco do histórico da chupeta e da mamadeira. Como, onde e para quê foram inventadas. 

 

Percebemos que, ao longo dos anos, o uso de tais equipamentos foi se modificando, bem como os próprios artefatos.  De algo que existia para sanar a perda da mãe, ou um problema bastante grave para amamentar, se tornou em algo comum, amplamente difundido e comercializado, contido até mesmo em lista de enxoval e de maternidade. 

Liana apontou questões culturais que envolvem o uso de chupetas e mamadeiras. Frisou a importância de se compreender a mãe ou cuidador que opta por utilizar tais elementos, mas também a necessidade de entendermos os pontos problemáticos do uso indiscriminado de tais objetos. Lembrou que, durante o aleitamento materno não só o alimento é passado aos bebês, mas anticorpos, aconchego, carinho, contato - elementos essenciais para a sobrevivência e desenvolvimento do ser humano. 

A querida Denise Reis compartilhou suas experiências de parto e cuidados com os filhos. Aguardamos ansiosamente os seus relatos de parto, que com certeza poderão auxiliar muitas famílias. Denise teve seu primeiro filho por uma cesária (ela acredita que muito provavelmente foi desnecessária), o segundo parto foi normal hospitalar, o terceiro domiciliar não planejado (foi muito rápido) e o quarto domiciliar planejado.



Agradecemos a presença de todos e convidamos para o oitavo encontro que será o último do ano de 2016. Tema: Volta ao trabalho e amamentação, com participação da doula Sylvana Karla e da família Malnati. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário