sexta-feira, 14 de outubro de 2016

RELATOS DE PARTO (convite para o sexto encontro)

Convidamos a todos para o sexto encontro do projeto Encontros para Gestantes e Casais que acontece na PNSE. 

O encontro terá a participação de duas famílias que darão depoimento sobre o momento de nascimento dos filhos. 

Família Figueiredo: Rafael e Luana  31 e 29 anos de idade, casados a dois anos. Filhos: Tomás, com um ano e cinco meses e Maria Antônia (seis meses de gestação). Tomás nasceu de um parto normal hospitalar, e esperam a mesma experiência para Maria. São membros da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Águas Claras, participantes do Caminho Neocatecumenal, coordenadores da Pastoral Jovem de paróquia e também  membros do grupo Jovens Promotores da Vida.


Família Matos: Beto e Ana Paula (44 anos), casados há 21 anos, têm 4 filhos. Uma cesariana (a primeira) e três partos normais. Todos frequentam a Paróquia Nossa Senhora da Esperança e servem ao Senhor em várias pastorais como Ministros da Eucaristia, coroinhas, catequese e caminho neo catecumenal.


A psicóloga e educadora perinatal Rafaela Fernandes irá mediar a conversa. 

Convidem suas amigas gestantes e tentantes. Seus amigos pais, este é um encontro para toda a família. Esperamos por vocês!

Onde: Paróquia Nossa Senhora da Esperança, EQN 307/308
Quando:  18 de outubro de 2016.

Todas as terceiras terças-feiras do mês (exceto Dezembro) 

Horário: 20h as 22h (após a missa das 19h)

Confira no blog um pouco sobre os encontros que já ocorreram e a programação completa em:


"Vós me tecestes no seio de minha mãe" (Sl 138)



Acesse:
Paróquia Nossa Senhora da Esperança

Participe
Grupo Público

#encontrosparagestantesecasais

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

IMPRESSÕES DO QUINTO ENCONTRO


No encontro realizado dia 11 de outubro Magali Melo falou especialmente sobre os três primeiros meses do bebê, considerados como exterogestação. Tempo em que o bebê se comporta bastante ainda como se estivesse no ventre materno. A doula, mãe de cinco filhos, explicou da importância de cuidar e atender as necessidades básicas do bebê nesse período. 

Trouxe reflexões sobre a quantidade e diversidade de informações sobre o assunto contidas em livros, redes sociais, etc. Que, assim como a ajuda de amigos e parentes nesse momento excepcionalmente sensivel do desenvolvimento humano, podem auxiliar mas também prejudicar a mãe nas suas escolhas e condutas. Nesse período é de grande relevância estar em contato com seu bebê e consigo mesma e, empiricamente, se aprofundar no conhecimento do outro. 

Folheamos alguns livros:

























E, conversamos sobre a experiência de parto e cuidados com seus recém-nascidos das presentes. Encontro tranquilo, amável e proveitoso!

Narlla levou seus dois filhos e contou um pouco sobre a criação deles, lembrando que os pequenos tem apenas 1 ano e 4 meses de diferença!


Agradecemos a presença e disponibilidade de todos e esperamos revê-los no próximo encontro que será já na próxima semana, dia 18 de outubro.