sexta-feira, 21 de outubro de 2016

IMPRESSÕES DO SEXTO ENCONTRO


Aconteceu na terça dessa semana o sexto encontro do Projeto Encontros para Gestantes e Casais,


Três casais deram depoimento sobre o momento do parto: dois casais convidados e um casal que frequenta o grupo e que tiveram seu bebê a pouco tempo.

      
Ana Paula e Beto falaram sobre o nascimento de seus quatro filhos. A primeira filha nasceu por meio de uma cesariana, que, o que tudo indica, não aconteceu por uma real indicação. Quando ficou grávida do segundo filho, a paroquiana conta que foi em busca de um parto normal. Trocou de médico e conseguiu realizar o sonho. Assim como nasceu segundo filho, nasceram os demais: de parto normal. Cada gestação e parto com suas peculiaridades. Momentos que Ana Paula decidiu registrar, junto com reflexões e depoimentos sobre suas gestações. Ela levou o livro para o encontro e o sorteou entre o público: 





             

Luana e Rafael falaram sobre o nascimento de seu primeiro filho. Luana relatou que conseguiu ter um parto normal por meio de convênio de saúde. Uma busca penosa (já que a grande maioria dos médicos que atendem por convênio no Brasil realizam cesárea), mas possível. Estão com o mesmo médico e esperam a mesma experiência para a filha que irá nascer em breve. 




Letícia e Marcus apareceram de surpresa com o bebê novinho, deixando todos alegres (já que a última vez que compareceram no encontro ela estava gestante). o casal contou que decidiram ter um parto pelo SUS e que ficaram satisfeitos com relação a aspectos como assistência, embora a infra-estrutura deixe a desejar. Relataram que tiveram parto natural. Em clima descontraído ela contou que teve sorte de estar faltando anestesia no momento de seu parto no hospital, pois, se tivesse, ela teria pedido - quem já pariu entende essa situação =) 
Letícia relatou ainda um problema na bacia que teve durante a gestação que causava bastante dor a ela, e considera que isso a preparou para dor no parto. Lembrou do livro indicado em encontros anteriores: O amor que dá vida, enfatizando a resignificação do sofrimento humano. 

Agradecemos a todos a presença e esperamos encontrá-los no próximo encontro que será dia 22 de novembro.