segunda-feira, 6 de março de 2017

IMPRESSÕES DO PRIMEIRO ENCONTRO DE 2017


No dia 21 de fevereiro aconteceu o  encontro de 2017 do projeto Encontros para Gestantes e Casais que acontece na PNSE, que tratou do tema Possibilidades de Parto e Nascimento (cesárea) com a participação da ginecologista obstetra Drª Rachel Reis.

Drª Rachel Reis em conversa com casais e gestantes


A médica mencionou sua participação no documentário “O Renascimento do Parto”, em que fala que, num hospital onde não se fazia parto normal há mais de dez anos, ela mesma, se propôs ter seus filhos através de parto normal.

Para a doutora, a fala: “parto normal é anormal”, demonstra falta de conhecimento sobre o assunto. Ela problematiza e explica diversos termos que existem com relação a parto. Dentre eles Parto Humanizado, que não significa um parto sem precauções (que alguns podem pensar num parto “haribô”), mas pelo contrário, que envolve atenção, carinho e respeito. Que envolve um grande vínculo entre o profissional que atende o parto e a parturiente. Esse parto deve ser um Parto Planejado, levando em consideração as necessidades e desejos da gestante (protagonismo da mulher), além das considerações do profissional (baseado em evidências). Diante disso menciona que, um parto humanizado não necessariamente deva ser um parto domiciliar, mas que existem partos humanizados hospitalares com anestesia.

Rachel Reis divide em dois grandes grupos a questão do nascimento: Parto Vaginal (via baixa) e Cesariana. Esse último, mesmo sendo uma cirurgia e não propriamente um parto em si, não retira a beleza de receber o bebê nascido, além de ser uma maravilhosa ferramenta para salvar vidas, quando necessário.

Cita o Parto Natural, em que não há intervenção. Um parto sem uso de drogas (valorização dos hormônios produzidos pela própria mulher, naturalmente durante o parto), sem anestesia, sem fórceps, sem vácuo, sem manobra de Kristeller. Um parto em que a mulher tem liberdade de movimento e posição para parir.

Menciona o Parto na Água; o Parto Pélvico, que pode ser parto normal e que estudos indicam que é menos arriscado que uma cesariana.

Dentre outros diversos pontos comentados e perguntas respondidas, a médica lembra da importância da doula, uma profissional que pode auxiliar bastante em momentos importantes como no próprio trabalho de parto.




Agradecemos a presença de todos e convidamos para o próximo encontro que será dia 21 de março que trará relatos de experiência (gestação, partos, criação e educação dos filhos) do casal Adriane e Ary, pais de nove filhos. 

Confira nossa programação em: 


"Vós me tecestes no seio de minha mãe" (Sl 138)


Curta:
Página

Acesse:
Paróquia Nossa Senhora da Esperança

Participe
Grupo Público

#encontrosparagestantesecasais

Um comentário:

  1. Fui nesse encontro e gostei muito!! fiquei semanas procurando saber se teria outro encontro, mas não achei o contato de vcs!! hoje por acaso encontrei. Ainda promovem esses encontros?

    ResponderExcluir